Ki-banda Nagô, o que é?

Ki-banda (comunicador) é a classe que se organiza os Espíritos dos Tata Nkisse (já falecidos) , espíritos estes que atendem pelo nome de Nganga (diz-se Nyanga) e que erroneamente pessoas o chamam de Exus (Exu é um Orixá, uma divindade).

Na Ki-banda os espíritos são evocados na Ma-kiumba (durante a noite).

Estes Espíritos de Tatas (Sacerdotes Bantu) representam no Além-Mundo os Nkisse, por isso "comunicadores" pois comunicam em nome destes pois na Cultura Bantu os Nkisse (Deuses de Angola) são mudos. 

Entre os Nagôs existe por parte do Culto a Ancestralidade dois modos de operação. Um deles dentro de Lesseiyn-Orixá o Culto a Egun-Esá (sem materialização) e dentro do Culto a Orô (Lessieyn-Egungun) o Culto de Materialização, ambos de Evocação aos Espíritos dos Babalorixás e Iniciados a Orixá.

Por influência Igbomina e do Catimbó, a Ki-banda (comunicador do além) pela parte da Umbanda Esotérica é a parte da linha de Yorimá que evoca os Encantados do Catimbó, conhecido como "a ESQUERDA da Jurema" sendo Mestre Gererê o seu Mentor.

Fica entendido que, a Ki-banda Nagô não é um Culto a Espíritos mas sim a uma classe de Encantados Feiticeiros do Catimbó.

Ki-banda Nagô

Ô bará ô bará ô bará
Chegou Rei Bará de Ganga, ô
Ele vem trabalhar!
Ele vem comprimentar o seu Pejí!
Ele vem comprimentar o seu Congá!
Exu-bara!
Exu-bara!
Esta trabalhando o Bará de Ganga!
Está trabalhando o Bará de Congá!